Tragédia na Libertadores.



Olá... Infelizmente a capa da postagem não é bonita. Eu sei, o blog é de mockups, mas eu achei que deveria postar isso aqui... Trago esse texto que foi o melhor que eu li sobre o assunto hoje.

Morte do torcedor na Bolívia: Punição EXEMPLAR!!!


Houve jogo, sim. Dois times empataram em um a um. Mas ninguém se importa: nesse jogo, entre San José de Oruro e Corinthians, uma pessoa morreu. Não só uma pessoa: um adolescente, de 14 anos. Kevin Beltran Espada.

Segundo o jornalista boliviano Juan Cáceres, Espada foi atingido por um rojão disparado por torcedores do Corinthians que comemoravam o gol de Paolo Guerrero – o primeiro da partida, a 5 minutos do primeiro tempo. Espada morreu por perda de massa encefálica, segundo o coronel Héctor Rios em entrevista à Fox Sports. A perda de massa encefálica ocorreu porque o tubo que dispara o rojão entrou no olho direito. Chegou morto ao hospital, o menino.

Apurar de forma decente a responsabilidade é imprescindível. Ainda que o coronel tenha condenado os corintianos – e 12 deles estejam presos na Bolívia – não existem provas cabais, apenas testemunhas. Tudo indica que corintianos mataram o garoto, mas não há uma certeza absoluta. O que dá para perceber, entretanto, é:

- A Conmebol tem todos os árbitros e o delegado da partida. Nenhum deles tomou qualquer atitude acerca da informação da morte do garoto durante a partida. Saúl Laverni, em Grêmio x LDU, parou a partida para evitar uma tragédia quando as pessoas caíram durante a avalanche na Arena. O setor do estádio foi interditado. O árbitro de San José x Corinthians não parece ter sido informado do ocorrido até o fim da partida, ainda que imprensa local soubesse do caso desde o momento da ocorrência. Tanto que torcedores bolivianos sabiam e planejaram até uma revanche, segundo Ricardo Taves, blogueiro do Corinthians na Globo.

- A confederação mudou suas práticas neste ano para tentar moralizar a competição. Introduziu a suspensão por cartões amarelos, o tribunal de justiça desportiva para avaliar questões do jogo. Ameaçou com a exclusão da competição os clubes que causarem episódios de violência. Não creio que seja o caso do Corinthians, pois a responsabilidade deve ser apurada. Existe a possibilidade de ter ocorrido um acidente. Porém, se mudou as práticas, a Confederação deve mudar também a sua política de omissão. Isso envolve: dar uma coletiva dizendo o que aconteceu, se solidarizar com o ocorrido, deixar a presidência em Oruro apurando as responsabilidades, tomar a decisão de acordo com todas as partes envolvidas, testemunhas inclusive.

- Se for comprovado que o artefato saiu de torcedores do Corinthians, a primeira coisa que deve ser apurada é como esses torcedores chegaram lá. Se chegaram via subsídios do clube, o clube DEVE ser punido de forma EXEMPLAR. Não interessa se são dois ou três. Não interessa se os responsáveis foram presos ou condenados. Nada disso interessa; o que interessa é que NÃO PODE MAIS ACONTECER, e se clubes pela América Latina seguirem subsidiando esse tipo de prática, VAI ACONTECER. Não acredito, reitero, na exclusão do Corinthians. Não é um caso Heysel, que foi a gota d’água de uma série de práticas violentas dos ingleses e que provocou uma série de mortes dentro do estádio de Bruxelas – culminou com a expulsão de TODOS os clubes ingleses das competições internacionais por 5 anos, mesmo aqueles que nunca foram culpados. Porém, a punição administrativa ao Corinthians, em caso de culpa direta no ocorrido, é NECESSÁRIA. A prisão de dois ou três não deixa de provocar atitudes marginais – a punição do clube deixa sim.

Até a vitória,
Luís Felipe dos Santos

Texto retirado do Site Impedimento, especializado em futebol sul-americano.

Bom gente vocês vão falar que eu concordo com a exclusão do Corinthians da competição pois eu sou Palmeirense fanático. Não!! Sou um amante do futebol, e futebol é alegria gente... Isso não pode acontecer, se fosse com o meu time, eu também teria essa posição. Esses caras não são torcedores, são bandidos... Mas somente quando seus motivos de paixão forem punidos, ou seja, os clubes forem punidos eles irão parar. O Brasil, não só o Brasil, mas os países Sul-Americanos devem adotar a mesma politica que a Inglaterra fez. Coibir a violência severamente. Antes que o campo de futebol vire um front de batalha ainda maior...

Esquecemos o clubismo, vamos valorizar a vida do ser humano!!!!! Chega de violência, onde vamos parar com isso... Vamos pensar no ser humano!!! Deve haver punição!!! Isso tem que acabar!!!! Repito não estou falando porque é o Corinthians, poderia ser o meu time, e repito de novo, se fosse com o meu time eu teria a mesma posição.... O clube, e a torcida DEVEM ser punidos.

Aqui vai uma enquete pra saber a opinião de vocês se o Corinthians deve ser punido... Na minha opinião sim... E nas suas....



Comentem pessoal... E mais tarde eu posto os kits de hoje...

Midsports. Vestindo campeões!
Comentários
0 Comentários
Read more: http://www.estimulanet.com/2012/06/colocar-cometarios-do-facebook-no.html#ixzz2JPiYGXIo

Nenhum comentário:

Postar um comentário